Como a cor é removida dos efluentes industriais

Como a cor é removida dos efluentes industriais

Removedores de cor são polímeros de caráter catiônico e baixo peso molecular, que têm como objetivo principal remover a cor dos efluentes industriais. Atualmente alguns corantes podem ser muito tóxicos ao meio ambiente gerando problemas para as biotas dos corpos hídricos sem o tratamento adequado. Segundo o Conama Nº20, a coloração do corpo receptor do efluente tratado não pode ser modificado por ele, estabelecendo assim, um padrão mínimo para os lançamentos.

O removedor de cor atua efetivamente através de complexas reações químicas. A reação acontece entre o corante que está no efluente, formando complexos insolúveis que precipitam juntamente com o lodo sólido retirando a cor da água clarificada. O caráter catiônico do removedor tem grande importância já que ele é mais efetivo em corantes de caráter aniônico, esses corantes são extremamente solúveis e para retira-los do efluente é necessária a aplicação do descolorante, já que o processo normal da coloração não consegue agir para retirar essas moléculas, isso acontece devido ao seu caráter catiônico que o descolorante atua como auxiliar no processo da coagulação.

A Aplicação do removedor deve ser feita após a adição do coagulante com a agitação eficiente para permitir que as reações químicas aconteçam.

Conheça a linha de descolorantes fabricados pela Projesan. Entre em contato conosco e solicite sua amostra.